Secretaria da Agricultura destina R$ 150 mil para incentivar a colheita de pinhão em Painel

Capital catarinense do pinhão, o município de Painel contará com dez novas máquinas para agilizar a colheita. A Secretaria de Estado da Agricultura irá destinar R$ 150 mil para que a prefeitura possa adquirir classificadoras de pinhão, o que deve facilitar a vida dos produtores e garantir um produto de maior qualidade ao consumidor. O anúncio foi feito pelo secretário Valdir Colatto durante a abertura da 1º Pinhão Fest, neste sábado (15).

Foto: Rogério de Lima/SAR

“A Secretaria da Agricultura quer incentivar os produtores de pinhão da Serra Catarinense, uma atividade que movimenta economia da região e faz parte da cultura dos catarinenses. Queremos investir nas atividades locais, modernizar a colheita e valorizar esse tipo de economia sustentável”, destaca Colatto.

A colheita do pinhão iniciou dia 1 de abril e os produtores esperam uma safra de 4 mil toneladas em toda região serrana. A produção deve ser menor do que nos anos anteriores, principalmente devido aos períodos de estiagem.

Informações adicionais:
Secretaria de Estado da Agricultura