Nota Técnica Conjunta nº 001/2024 – IMA/SAR/SAQ/CIDASC/IFSC

Assunto: ALERTA para o consumo de pescados oriundos de região com floração de microalgas e
mortandade de peixes.

No dia 05 de março, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foi cientificado da presença de mortandade de peixes na costa do Município de São José/SC.
Os resultados das análises realizadas apontam a proliferação massiva e de grandes proporções de uma microalga marinha do gênero Karenia. Trata-se uma “alga” reconhecidamente responsável pela mortandade de peixes em várias partes do mundo. A densidade de células observada em uma das amostras chegou a mais de 300 milhões de células por litro. Assim, a mortalidade da fauna que ocorreu, e ainda está ocorrendo na região litorânea continental dos municípios de Florianópolis e São José, é resultado da interação entre os peixes e essa microalga.
As florações de grande magnitude, como a que está ocorrendo na região litorânea continental dos municípios de Florianópolis e São José, são fenômenos naturais que ocorrem em todo o mundo. São muitos os fatores que contribuem para a ocorrência de uma floração, incluindo mudanças oceanográficas e/ou climáticas. Em geral, a maior parte das florações são inofensivas, mas algumas espécies, como a Karenia spp., podem causar efeitos negativos para a fauna e/ou para o ser humano.
As toxinas produzidas por Karenia spp. não fazem parte do monitoramento de rotina que é feito nas ostras e mexilhões produzidos em todo litoral de Santa Catarina.
De posse das informações citadas acima e considerando os riscos para a saúde pública relacionados ao consumo de pescados oriundos do litoral do município de São José, entre Ponta de Baixo e Serraria e os bairros litorâneos continentais do município de Florianópolis, entre o Abraão e o Jardim Atlântico, recomendamos:

  1. Evitar banho ou contato direto com as manchas no mar;
  2. Evitar o consumo de pescados desta região, incluindo peixes, moluscos bivalves (ostras, mexilhões,
    vieiras, berbigões) e crustáceos (camarões, siris), até que este evento de floração esteja encerrado;
  3. Em caso de apresentação de sintomas após o consumo de pescados desta região, procurar
    atendimento em unidade de saúde mais próxima e realizar a notificação na Vigilância Epidemiológica ou na Vigilância Sanitária municipal.

As instituições públicas responsáveis pela fiscalização sanitária do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para que tomem as providências pertinentes às áreas de atuação de cada uma delas.
Novas coletas serão realizadas para monitoramento das áreas afetadas e as atualizações podem ser acompanhadas na página: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/o-instituto/sala-de-imprensa/noticias
Informações mais detalhadas estão disponibilizadas na Informação Técnica Conjunta nº 01/2024 IMA/IFSC, anexo nesta Nota Técnica.

Florianópolis, 08 de março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *