Estados do Sul unem esforços para manter a saúde dos rebanhos e proteger o agronegócio

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul reforçam parceria para fortalecer o agronegócio na região. Nesta quarta-feira (8), o Fórum Nacional de Executores de Defesa Agropecuária da Regional Sul (Fonesa Sul) reuniu os secretários da Agricultura de SC e do RS, Altair Silva e Helena Pan Rugeri, além de técnicos e lideranças do setor produtivo, para discutir a sustentabilidade das áreas livres de febre aftosa e peste suína clássica, atividades de vigilância em conjunto, alerta da cigarrinha do milho e calendário de plantio da soja. O encontro aconteceu durante a 44ª Expointer, em Esteio (RS).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Em sua fala, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, destacou a importância da união dos estados do Sul. “Estamos construindo políticas públicas em conjunto para o fortalecimento do agronegócio no Sul do Brasil, que é a principal região do país produtora de proteína de origem animal. E essa interlocução é importantíssima para que possamos avançar e conquistar mais mercados para o Brasil e especialmente para os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.”

O agronegócio da região Sul entra em um novo momento após a conquista do certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação pelo PR e RS – mesmo status conquistado pelos catarinenses em 2007. Pela primeira vez em 20 anos, os produtores de Santa Catarina, que levaram bovinos para exibição na Expointer, poderão trazê-los de volta ao estado.

“Esse é um marco histórico para os produtores de Santa Catarina. Muitos pecuaristas já levavam seus animais para a Expointer, inclusive ganhando prêmios importantes, porém não era possível retornar ao estado. Entramos agora em uma nova fase, com nossos vizinhos também reconhecidos como área livre de febre aftosa sem vacinação, e temos certeza de que isso abrirá muitas portas para o agro catarinense”, afirmou Altair Silva.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Silvana Covatti, comemorou a participação de Santa Catarina na Expointer. “É uma alegria ter a região Sul completa nesta Expointer, todos caminhando juntos pelo fortalecimento das nossas defesas sanitárias”, destacou.

Foto: Divulgação/SAR

Este ano, são 237 animais provenientes de propriedades catarinenses inscritos na Expointer, sendo 77 bovinos, 85 ovinos, 48 equinos e 27 caprinos. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ressalta que os animais que não forem comercializados na Expointer poderão retornar a Santa Catarina, desde que os critérios sanitários para cada espécie sejam obedecidos – garantindo a rastreabilidade e a proteção do agronegócio catarinense.

Os catarinenses que visitarem a Expointer contam ainda com um ponto de encontro dentro do Parque Assis Brasil. Há 43 anos, Santa Catarina mantém a Casa do Produtor Catarinense, localizada na área central do parque.

As demandas apresentadas na reunião do Fonesa Sul serão encaminhadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para discussão posterior. A coordenação do Fórum, que estava sob responsabilidade da Cidasc, passou para o Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Informações adicionais:
imprensa@agricultura.sc.gov.br