Agricultura anuncia a liberação das áreas de cultivo de moluscos em Florianópolis

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 10, que nenhuma área de cultivo de moluscos bivalves apresentou resultados para presença de ficotoxina Ácido Okadaico. Portanto, está permitida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

Foto: Nilson Teixeira/Arquivo/Epagri

Duas áreas seguem interditadas, porém. A Secretaria da Agricultura lembra que as localidades de Barra do Aririu, em Palhoça, e de Ponta de Baixo, em São José, permanecem interditadas devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos. Nessas áreas, está proibida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/
www.instagram.com/agriculturaepescasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *