Foto: Paulo Henrique Santhias/SAR
Na manhã desta quarta-feira, 6, o Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto, esteve reunido com a Comissão de Agricultura e Política Rural da ALESC para planejar as ações do Estado em apoio ao setor produtivo da suinocultura independente. No encontro, representantes dos suinocultores, de entidades da agricultura e do governo debateram possíveis soluções para a crise vivenciada pelo setor.
“As equipes internas da secretaria estão estudando propostas. A Secretaria da Fazenda também está analisando possibilidades para auxiliar o setor. A partir da conclusão dessas tarefas, de ver o que é possível ser feito para atender a pauta do setor, vamos chamar os suinocultores para uma reunião junto com o governador e fazer esse anúncio para socorrer a cadeia”, ressaltou o Secretário.
Entre as reivindicações dos produtores está a criação de uma linha especial para dar apoio imediato aos suinocultores. Conforme levantamento da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, o prejuízo atual do suinocultor independente passa dos R$ 300 por animal vendido.
O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, José Milton Scheffer (PP) reforçou a ideia de um trabalho conjunto para amenizar os impactos econômicos da cadeia produtiva. “A ideia é buscar um caminho para oferecer um plano de subsídio para o custeio desses animais. A Comissão de Agricultura, em nome dos sete deputados, está comprometida com essa pauta. Vamos trabalhar para criar um projeto em que o Estado possa ser parceiro do suinocultor nesse momento”.
Também participaram da reunião os deputados estaduais Volnei Weber, Altair Silva, Coronel Mocellin e Neodi Saretta; o secretário municipal da Agricultura de Braço do Norte, Adir Engel; o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi; e o Diretor de Cooperativismo e Agronegócio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural der Santa Catarina, Leo Kroth.
Suinocultura em SC
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, com acesso aos mercados mais competitivos do mundo. O estado conta com oito mil suinocultores, destes, 15% trabalham de forma independente, ou seja, não participam do sistema de integração com as agroindústrias.
Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Henrique Santhias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/
www.instagram.com/agriculturaepescasc