Os governadores e secretários dos sete estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul participaram do 11º Encontro do Cosud, no Espírito Santo. O evento que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de agosto culminou na assinatura da Carta de Pedra Azul, compromisso do consórcio em áreas ligadas ao meio ambiente, segurança pública e economia. Na área da agricultura, Santa Catarina defendeu auxílio urgente aos produtores do sul.
A Carta de Pedra Azul reúne as principais tratativas das discussões entre governadores e secretários que estiveram divididos em 14 grupos de trabalho temáticos. As pautas foram direcionadas à necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a integração das forças de segurança para o combate ao crime organizado e um posicionamento sobre a reforma tributária, que está em processo de regulamentação no Congresso Nacional.
Secretários e diretores do governo dos sete estados do Sul e Sudeste (Cosud) debatem políticas públicas
Diálogo no Agro
As temáticas voltadas à agricultura foram debatidas e aprovadas pelo secretariado das regiões Sul e Sudeste. Na área da Agricultura e Pecuária foram debatidos sistemas de integração no campo, securitização, conectividade, sistemas ambientais, desenvolvimento rural, rastreabilidade e sustentabilidade.
O secretário de estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, defendeu a urgência na ajuda aos produtores do sul e reforçou a aprovação das propostas apresentadas pelo estado catarinense junto ao Cosud: Fundo de Aval Garantidor com atualizações do Manual de Crédito Rural (MCR) e a proposta de envio ao governo federal, da regulamentação da Lei Federal Complementar nº 137, de agosto de 2010, que trata da criação do Fundo de Catástrofe. “Os estados precisam agir conjuntamente para fortalecer e ampliar a ajuda à agricultura gaúcha, agilizando e garantindo recursos para compensar o valor dos sinistros de catástrofes climáticas, como a que aconteceu no Rio Grande do Sul”, reforçou o secretário Colatto.
O próximo encontro do Consórcio está previsto para ocorrer em novembro no Estado de Santa Catarina.