Secretaria da Agricultura trabalha em termo de cooperação técnica com a Secretaria da Segurança Pública

No intuito de coibir e combater os crimes contra o agronegócio, Santa Catarina deu início à elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Agricultura e a Secretaria da Segurança Pública. O secretário da Agricultura, Valdir Colatto, esteve reunido com delegado da Polícia Civil, Fernando Callfass, responsável pelo Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio para discutir o projeto e fortalecer ainda mais a segurança para os homens e mulheres do campo.

“Nós estamos fazendo um Termo de Cooperação Técnica para que possamos estar vigilantes, passar as informações para a polícia e a polícia também nos dar o respaldo. Os dados que temos a respeito das propriedades serão passados através de uma linha direta, para que elas sejam localizadas rapidamente nos ataques de qualquer natureza às propriedades rurais”, afirma o secretário da Agricultura, Valdir Colatto

Desde 2019, a Polícia Civil conta com um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que permite o aprimoramento das estratégias e metodologias de defesa agropecuária. A Secretaria de Agricultura agora trabalha na atualização e ampliação do termo para permitir que o cruzamento das bases de dados seja feito entre a Secretaria de Agricultura e da Segurança Pública, dando mais agilidade no combate aos crimes e mais segurança aos produtores rurais catarinenses.

Ponto focal

Além do acordo de cooperação, a Secretaria da Agricultura e a Cidasc passarão e ser mais um ponto focal de denúncias de crimes contra o agronegócio. Os órgãos contarão com funcionários prontos para receber as suspeitas e fazer uma comunicação integrada e direta com os policiais civis do CAOAGRO, que farão os devidos encaminhamentos.

Disque denúncia

O Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio possui um canal de comunicação para o recebimento de denúncias e informações através do WhatsApp. As Mensagens com fotos, vídeos e documentos podem ser enviadas para o número (49) 99173-8826. O serviço funciona 24 horas por dia e abrange todo Estado de Santa Catarina.

Em 2022, o CAOAGRO/PCSC recebeu 662 boletins de ocorrência noticiando a ocorrência de crimes contra o agronegócio. Desse total, 42,9% tratam de furto de gado (abigeato), 7,9% crime de dano, 7,5% furto de outros animais (ovinos, aves, suínos, equinos, etc); 7,5% outros furtos (maquinários agrícolas, suprimentos, ferramentas, etc); 5,6% furto de materiais elétricos. O CAOGRO da Polícia Civil mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online. Os crimes contra o agronegócio contemplam não só o roubo de gado, mas todas as infrações que impactam a agricultura, a pecuária e a manutenção do status sanitário catarinense.

Informações adicionais:
Paulo Henrique Santhias