Secretaria da Agricultura entrega equipamentos para produtores de arroz no Sul do Estado

O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural Altair Silva participou, nesta quinta-feira, 11, do Campo Demonstrativo da Coopersulca, em Turvo, onde entregou equipamentos para um grupo de agricultores beneficiados pelo Programa de Fomento Agropecuário.

Fotos: Ana Ceron / SAR

“Essas máquinas são um gesto muito importante de apoio para aqueles que trabalham e produzem. Nós nos colocamos à disposição para viabilizar ainda mais recursos para manter os investimentos no meio rural de Santa Catarina. Queremos estar ao lado do produtor para que ele possa investir, melhorar, ampliar a sua produção e com isso colher mais resultados”, destaca o secretário.

Os produtores rurais acessaram recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) para aquisição de quatro reforçadores de taipa, que serão utilizados para contenção de água na produção de arroz. Os investimentos, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, passam de R$ 71 mil e poderão ser pagos em até cinco anos, sem juros.

“Com esses equipamentos nós vamos manter a água por muito mais tempo dentro da propriedade. Isso é fundamental na nossa região, principalmente quando a lavoura de arroz está instalada, há falta de água em determinados momentos, e esses equipamentos darão a garantia de mais durabilidade da água dentro dos taludes, onde se planta arroz”, afirma Rogério Bardini, presidente da Cooperativa Turvense de Irrigação (COOTIL). Conforme Bardini, a entrega desses equipamentos deve beneficiar mais de 300 cooperados.

Também esteve presente nas entregas o deputado estadual José Milton Scheffer, presidente da comissão de agricultura e líder do governo na Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina (Alesc). “O nosso agricultor será o grande beneficiado com a entrega dessas máquinas e implementos, fundamentais para o trabalho e melhoria da qualidade da terra, possibilitando o aumento da renda e da qualidade de vida. Nosso agradecimento à Secretaria da Agricultura e ao Governo do Estado por demonstrar esse olhar atento à família rural”, destaca o deputado.

Novo maquinário para o apoio à pesquisa

Durante o Campo Demonstrativo da Coopersulca, o secretário Altair Silva fez ainda a entrega de um trator agrícola para o Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá. O veículo irá apoiar a pesquisa e desenvolvimento do sistema de produção orgânica de arroz, trabalho que é referência nacional nessa área.

“Eu estou muito feliz que Santa Catarina lidera a exportação de sementes de arroz para os demais estados. Há ainda variedades novas sendo lançadas e isso é fruto de uma vida dedicada incansavelmente à pesquisa para chegar a estes resultados de hoje”, ressalta Altair.

O Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá é também uma Unidade Demonstrativa de difusão de tecnologias para a produção de arroz. Os agricultores e suas famílias podem visualizar na prática a aplicação das recomendações técnicas, facilitando a tomada de decisão e a adoção de tecnologias agrícolas.


Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *