Secretaria da Agricultura dá início à campanha controle da vespa-da-madeira em Santa Catarina

Santa Cataria reforça as ações para controle da vespa-da-madeira nas plantações de pinus. Para erradicar os focos, a Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), inicia a distribuição gratuita de doses de nematóides, utilizados como controle biológico para a praga. A divulgação foi feita pelo secretário Valdir Colatto nesta quinta-feira, 30, durante palestra no Congresso Pinus Sul Brasil e a TechForestry – 3ª Feira de Tecnologia para Indústria da Madeira e Floresta, em Lages.

Foto: Rogério de Lima/SAR

“Essa é uma ação integrada entre Agricultura, Cidasc e iniciativa privada para proteger o setor florestal de Santa Catarina. Os produtores contam com o nosso apoio para combater a vespa-da-madeira já no início do foco, evitando grandes prejuízos. A nossa intenção é cobrir milhares de hectares e garantir a qualidade da produção florestal catarinense”, destaca o secretário Colatto.

A vespa da madeira é a principal praga dos plantios de pínus no Brasil e nos últimos anos há um relato de aumento de focos em Santa Catarina, principalmente pela falta de manejo. Com a distribuição dos nematóides, a Secretaria da Agricultura evita que a doença se espalhe em grande escala, o que poderia causar a mortalidade das árvores e a necessidade de um corte raso dos reflorestamentos. As doses distribuídas poderão ser aplicadas em mais de mil árvores, o que resultaria em milhares de hectares tratados.

Foto: Divulgação/ACR

A Secretaria da Agricultura irá destinar R$ 100 mil, oriundos de emenda parlamentar, para aquisição de nematoides que serão distribuídos nos plantios com a ajuda de técnicos treinados da Cidasc, Epagri e de empresas reflorestadoras. Os nematóides são inimigos naturais da vespa, produzidos pelo laboratório da Embrapa Florestas (Colombo-PR), que parasitam as larvas da vespa da madeira nos troncos das árvores, provocando a produção de vespas adultas estéreis e com nematóides nos ovos da vespa infectada, o qual controla a sua disseminação na região.

O programa de controle da vespa-da-madeira contempla ainda a inspeção a campo e por imagens aéreas obtidas por drones e a orientação aos produtores, quanto a realização das técnicas de manejo como o desbaste, para diminuir a competição, evitar as plantas estressadas e eliminar as atacadas. Os produtores interessados em receber as doses de nematódies devem procurar a Cidasc de Lages. A distribuição acontece entre os meses de abril e setembro.

Números do setor florestal

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil. Segundo o Observatório do Agronegócio Catarinense, em 2022, o estado respondeu por 12,7% dos embarques nacionais de produtos florestais, com US$ 2 bilhões de faturamento. A indústria florestal catarinense gera mais de 100 mil empregos diretos.

De acordo com a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a área total com florestas plantadas no estado é de 1,03 milhão de hectares. Desta totalidade 713 mil hectares são área com Pinus e 316 mil hectares estão ocupados com Eucalyptus. As regiões Serrana, Oeste Catarinense e Norte Catarinense detêm mais de 80% dos plantios florestais.

Informações adicionais:
Ana Ceron