Secretaria da Agricultura anuncia liberação de áreas de cultivo de moluscos em Bombinhas

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 25, a liberação das áreas de cultivo de molusco de Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, que estavam interditadas devido à alta concentração da ficotoxina Ácido Okadaico. A partir de agora, nestas localidades está permitida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Interdição parcial

A localidade de Ponta do Papagaio, em Palhoça, permanece parcialmente interditada. Nessa área está proibida a retirada e comercialização de moluscos bivalves (mexilhões, vieiras e berbigões), porém está liberado o consumo de ostras. Este é o único ponto interditado no Litoral catarinense.

O gerente de Aquicultura e Pesca, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões se comportam de formas diferentes diante da concentrações de algas tóxicas e bactérias, por isso, a interdição pode ser parcial.

Monitoramento constante

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento da área de produção de moluscos interditada e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. O local será liberado após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.


Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *