As Mulheres em Ação do projeto Flor-e-Ser da Gerência Regional da Epagri/SAR, de Joinville, fizeram uma viagem técnica na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e Epagri, em Florianópolis, para debater as políticas públicas para as mulheres.
O grupo formado por 25 mulheres encontrou com o secretário de estado da Agricultura e Pecuária Valdir Colatto e com diretores da SAR, e destacou as experiências adquiridas com os cursos oferecidos pela Epagri/SAR e os benefícios dos programas oferecidos pelo governo de Santa Catarina.
O secretário Valdir Colatto destacou as principais ações desenvolvidas pelo programa Flor-e-ser que, segundo ele, representam importantes avanços no desenvolvimento de ações no campo e da qualificação. “As atividades levam às mulheres a desenvolver suas capacidades, melhorar o desempenho e promover mudanças externas e internas, ampliando as opções para o campo e promovendo mudanças significativas”, ressalta Colatto.
A participante Dionéia Rodrigues dos Santos, da localidade de Rio Paulo Pequeno, Corupá, município de Joinville relatou o fortalecimento tanto nos negócios da família quanto em sua vida pessoal ao participar dos cursos oferecidos pela Epagri/SAR. Ela conta que atualmente trabalha com turismo rural, com a comercialização de produtos de autocuidado e também com ervas medicinais. “Eu fiz ótimos cursos oferecidos pela Secretaria de Agricultura, consegui ampliar o meu trabalho junto a minha propriedade e pensar em mais alternativas para permanecer no campo e aumentar a renda de minha família. Hoje tenho comercialização de produtos de beleza e ervas e também trabalhamos com o turismo rural, para que mais pessoas possam conhecer e desfrutar das belezas do interior,” destaca.
O programa Flor-e-Ser desenvolve cursos, ações e qualificações por meio da Epagri, que levam às mulheres a desenvolver suas capacidades, melhorar o desempenho, ampliar capacidades e promover mudanças no campo.
A Secretaria desenvolve programas de auxílio financeiro e subvenção de juros: Terra Boa, Pronampe Agro SC, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Água no Campo, entre outros.