Santa Catarina libera todas as áreas de cultivo de moluscos

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia, nesta sexta-feira, 08, a liberação da área de cultivo de Ponta do Papagaio, em Palhoça. A localidade estava interditada para a coleta da espécie mexilhão desde o dia 11 de março devido à alta concentração da ficotoxina Ácido Okadaico.

Esta era a única área ainda interditada em Santa Catarina por causa de ficotoxinas. Com isso, está liberada a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia, em todo litoral catarinense.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. Além da análise de ficotoxinas, também é realizado o monitoramento de microrganismos contaminantes. Os mapas com a situação atual dos monitoramentos podem ser consultados no site da CIDASC. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Informações adicionais para a imprensa:

Paulo Henrique Santhias

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

imprensa@agricultura.sc.gov.br

Fone: (48)-3664-4418

Site: www.agricultura.sc.gov.br

www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/

www.instagram.com/agriculturaepescasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *