Santa Catarina conta com delegacia especializada em crimes contra o agronegócio

Mais segurança para os produtores rurais de Santa Catarina. Em uma iniciativa inovadora, a Polícia Civil criou o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), que concentra todas as denúncias e operações relacionadas ao setor produtivo catarinense. Nesta sexta-feira, 17, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, visitou a estrutura e reforçou a importância da união de esforços para proteção dos homens e mulheres do campo.

“O CAOAGRO é uma iniciativa inédita dentro da Polícia Civil de Santa Catarina e nós queremos estimular essas ações para dar mais segurança para o agricultor catarinense. Os produtores, muitas vezes, estão isolados no campo e é fundamental que tenham um órgão específico onde possam buscar apoio. Vamos estreitar as relações entre Polícia Civil, Agricultura, Epagri e Cidasc para atuar ainda mais forte no combate ao crime e na defesa agropecuária”, ressalta o secretário Colatto.

O CAOGRO da Polícia Civil mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online. Segundo o coordenador do Centro, delegado de polícia Fernando Callfass, os crimes contra o agronegócio contemplam não só o roubo de gado, mas todas as infrações que impactam a agricultura, pecuária e a manutenção do status sanitário catarinense.

“A Policia Civil possui delegacias em todos os municípios e esse Centro de Apoio consegue fazer um trabalho de inteligência com muito mais eficiência. A visita do secretário aqui é muito importante para conhecer presencialmente como é desenvolvido o nosso trabalho. Precisamos avançar em alguns aspectos para dar mais eficiência e resultados na questão do combate aos crimes contra o agronegócio. Precisamos caminhar de mãos dadas com a Secretaria da Agricultura, Epagri e Cidasc”, afirma.

Em 2022, o CAOAGRO/PCSC recebeu 662 boletins de ocorrência noticiando a ocorrência de crimes contra o agronegócio. Desse total, 42,9% tratam de furto de gado (abigeato), 7,9% crime de dano, 7,5% furto de outros animais (ovinos, aves, suínos, equinos, etc); 7,5% outros furtos (maquinários agrícolas, suprimentos, ferramentas, etc); 5,6% furto de materiais elétricos.

Os policiais civis do CAOAGRO realizam operações em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Vigilância Sanitária e demais forças de segurança pública.

Informações adicionais:
imprensa@agricultura.sc.gov.br