PROGRAMA POLINIZA SC SERÁ LANÇADO NA FESTA DA MAÇÃ

A polinização como impulso essencial na produtividade agrícola

A agricultura é fortemente dependente de insetos para a produção de alimentos e pelo menos um terço de todas as culturas depende da polinização. Na medida em que a agricultura cresce, a necessidade de polinizadores aumenta. Proteger as abelhas demanda de um esforço conjunto de apicultores, cientistas e órgãos públicos. E para que as abelhas possam permanecer nas suas tarefas essenciais no ecossistema, a Secretaria de Estado da Agricultura Catarina vai lançar o programa Poliniza Santa Catarina.

A intenção é apoiar os agricultores na atividade de polinização de culturas de importância agrícola através do programa de Fomento AGRO. Poderão fazer parte do projeto os apicultores devidamente capacitados e avaliados pela FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), cadastrados na CIDASC e com parâmetros técnicos das colméias dentro das especificações previstas no cadastro.

O Programa tem por objetivo organizar, valorizar e proteger as abelhas na polinização com benefícios na produtividade de frutas, hortaliças e grãos. Também vai monitorar e alertar sobre o uso adequado dos defensivos agrícolas, evitando a mortandade e a redução do tempo de vida das abelhas e, conseqüentemente, a intoxicação do mel e a eliminação de colméias.

Hoje Santa Catarina tem 9.000 apicultores e aproximadamente 315.000 colméias em produção. Na safra 2022/2023 o estado produziu 7,5 mil toneladas de mel, agregando renda para apicultores e agricultores

O secretário da agricultura Valdir Colatto informou que vai fazer o lançamento do programa POLINIZA Santa Catarina durante a realização da Festa da Maça, que acontece de 07 a 10 de setembro em São Joaquim/SC, um grande evento do agronegócio que reúne empresas e produtores da fruta e divulga outros produtos como pecuária, vinhos de altitude, queijos, frescais e os méis.

“A apicultura e a meliponicultura são atividades importantes, que geram renda e riqueza para milhares de produtores rurais de Santa Catarina. Além de ter um papel fundamental na polinização, principalmente na fruticultura. A Secretaria da Agricultura seguirá apoiando o setor produtivo, com programas e projetos para incentivar o uso de tecnologias que possam resultar no aumento da produção e na proteção das abelhas”, destaca o secretário da Agricultura Valdir Colatto.

Cinco dados importantes sobre o mel catarinense:

1. Recebeu 06 premiações como o melhor do mundo.
  2. Está entre os quatro maiores produtores do Brasil.
  3. Possui 100 tipos silvestres de méis.
  4. São 297.863 colméias em todo Estado.
  5. Içara com 13.500 e Bom Retiro com 12.786 lideram o ranking em número de Colméias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SAR