Nota Técnica: SC identifica caso de influenza aviária em ave de fundo de quintal

Na tarde deste sábado, 15, a Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), confirmou um novo caso de influenza aviária em uma criação de fundo de quintal, para subsistência, em Maracajá. O foco não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de influenza aviária, já que a produção comercial segue sem nenhum registro.

Todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Novas medidas poderão ser adotadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pela Cidasc para evitar a disseminação do vírus e manter a avicultura catarinense protegida.

Casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados a Cidasc através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET; diretamente em um escritório local da CIDASC; ou pelo telefone: 0800 643 9300.

O Estado segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. Permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense. A realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves continua suspensa em todo território catarinense e nacional

Leia a nota técnica na íntegra abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *