Foto: Leo Munhoz/Secom
O Dia Estadual da Juventude Rural foi comemorado nesta quarta-feira (16), com a participação de mais de 600 jovens rurais e pesqueiros de todas as regiões de Santa Catarina, no encontro estadual realizado pela Epagri, em Palhoça, que contou com presença do governador Jorginho Mello. Neste ano, o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), já destinou mais de R$ 5 milhões para projetos operacionalizados pela Epagri, que apoiam cursos de capacitação e o desenvolvimento de projetos de vida pelos jovens do campo.
Com o tema “A Juventude nos conecta, a tradição nos fortalece” os jovens participaram do encontro que oportunizou a integração, troca de experiências sobre práticas no campo e mais conhecimento sobre as mídias digitais. O evento também contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, secretário de Aquicultura e Pesca, Thiago Frigo, e presidente da Epagri, Dirceu Leite.
O governador Jorginho Mello destaca que o Governo do Estado quer manter esse modelo, destacando o protagonismo da juventude rural e do mar. “Seja na nossa costa, com o pequeno pescador se desenvolvendo e ganhando mais, como na agricultura, ajudando os jovens na sucessão familiar, com conhecimento técnico, com tecnologia e apoio financeiro, pra ele fazer com que a sua família cresça, a sua propriedade fique melhor, mais moderna e produtiva”, frisa.
“É assim que construímos a sucessão no campo, com o entusiasmo dos jovens e com trabalho integrado para levarmos mais investimentos em infraestrutura e tecnologia que estimulem a permanência dos jovens no meio rural”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, durante o evento.
Para o presidente da Epagri, Dirceu Leite, essa 4ª edição do evento demonstra o resultado de todas as ações que integram as políticas públicas com o potencial da juventude. “Agradeço a cada um de vocês por ter abraçado essa oportunidade, que demonstra a força do jovem e do agro catarinense”, enfatizou.
Os jovens também foram orientados sobre os programas disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da SAR e Epagri. O Projeto Ação Jovem Rural e do Mar é voltado à capacitação dos jovens, para organização, gestão, liderança e empreendedorismo . Até 2024, mais de três mil jovens já viveram essa experiência. Depois de formados, os alunos podem acessar linhas de crédito, por meio do Projeto Realiza, para colocar em prática os projetos de vida elaborados durante o curso. O Conecta Jovem, é destinado aos jovens rurais e da pesca (de 18 a 29 anos) para aquisição de equipamentos de informática e instalação de estrutura para acesso à internet.
O jovem Ezequiel Andretta, da comunidade de São Roque, município de Pinheiro Preto, participou do evento e do Curso de formação Ação Jovem Rural e do Mar. “Os pais com experiência ensinam os filhos e os jovens com novas ideias podem incrementar na propriedade. Com todo orgulho estou buscando ser um sucessor. A participação no curso abriu novas possibilidades, estou dando início a produção de verduras, alface, repolho e tomate”, destaca o jovem.
Crédito fotos: Andréia Oliveira/SAR
Informações à imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4393