Governo do Estado assume gestão da Ceasa de Joinville em parceria com a prefeitura

Foto: Eduardo Valente/Secom

O segundo ato do dia no aniversário de Joinville, nesta quinta-feira, 9, foi a assinatura do convênio para gestão compartilhada da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), da cidade, que atende toda a região. Serão 180 dias iniciais de gestão compartilhada e, nesse período, será desenhada uma forma de transferir 100% dessa operação para o Estado.

O órgão estadual retoma com essa medida as instalações físicas desse serviço em Joinville e passa a ser o responsável pela política hortifrutigranjeira para a região, que compreende os municípios do Norte catarinense, do Vale do Itapocu e do Planalto Norte.

“Dia do aniversário é o dia mais importante da nossa vida. E Joinville comemora hoje um aniversário de superações, de sucesso, de avanços para o futuro. Hoje e durante meu governo nós vamos fazer trabalhos com a cidade como esse, de parceria”, explicou o governador Jorginho.

O órgão municipal vinha com dificuldades operacionais por conta da falta de integração com as outras regiões catarinenses. Agora, com a gestão compartilhada estadual, essas parcerias voltam a ser retomadas para melhorar o fornecimento de produtos para Joinville e a partir da maior cidade de SC, para serem comercializados em outras regiões.

“Desde 2018, após um vendaval, isso aqui estava praticamente abandonado. Desde o inicio do nosso governo (em 2021), buscamos que o governo assumisse esse equipamento regional, aqui estamos falando de algo para todas as cidades da região. Quero agradecer o governador Jorginho por ter sido muito rápido nesse atendimento”, explicou o prefeito de Joinville Adriano Silva, que emendou: “Tudo que conquistamos aqui hoje é um resultado de união de esforços”.

A prefeitura realizou a obra de conserto do telhado e o governador cumpriu o compromisso de o Estado assumir a gestão do equipamento. No ato, Jorginho anunciou que, Onévio Antônio Zabotti (engenheiro agrônomo da Epagri), será o novo gerente da Ceasa em Joinville.

“Aqui vai ser a casa do agricultor, daqueles que querem produzir alimentos para Joinville e para Santa Catarina”, disse o secretário da Agricultura, Valdir Colatto. Ele destacou também o potencial de Joinville para a comercialização de flores e mudas na Ceasa.

Ceasa é a sigla e denominação popular das centrais de abastecimento, que são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura em nível de atacado em uma região.

A agenda do governador Jorginho em Joinville envolve uma série de anúncios para a cidade no dia do seu aniversário de 172 anos. Pela manhã, o governador fez o aumento dos repasses para as Corporações dos Bombeiros Voluntários, entre eles o de Joinville, e agora segue para mais compromissos oficiais sobre a Saúde e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Escrito por:

Osvaldo Sagaz / Secom