Governo do Estado apresenta programas da Agricultura para vereadores de Santa Catarina

Em 2021, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural investirá R$ 104,8 milhões para fomentar o agronegócio catarinense. Os produtores rurais e pescadores poderão acessar linhas de crédito facilitado, além de programas de regularização fundiária e defesa agropecuária. Os investimentos e projetos foram tema da palestra do secretário Altair Silva no Encontro Estadual de Vereadores nesta quarta-feira, 5, em Florianópolis.

Foto: Marcelo Fleury/ Divulgação

“Os vereadores estão presentes no dia a dia da comunidade, vivem a rotina e as dificuldades do município. Como Santa Catarina é um estado essencialmente agrícola, é fundamental que todos conheçam os programas e linhas de apoio à disposição de agricultores e pescadores. Sabemos que juntos podemos ir mais longe, vencer os desafios e continuar fortalecendo esse setor que é um grande orgulho para os catarinenses”, destaca o secretário.

Em março deste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, anunciou investimentos de R$ 27 milhões em seis novas linhas de crédito e subvenção aos juros para melhoria da competitividade e da renda da agricultura familiar e da pesca. São cinco frentes de atuação: financiamentos sem juros; subvenção de juros de financiamentos contraídos junto aos agentes bancários; políticas públicas para jovens e mulheres; apoio para cuidar do solo e conservar água e apoios emergenciais. Esta é uma evolução das várias linhas disponíveis ao longo dos últimos anos.

“Estamos focados em resolver questões que podem transformar a produção agropecuária de Santa Catarina, entre eles, a melhoria do sinal de internet no meio rural, o incentivo à produção de cereais de inverno e a nossa prioridade número um, que é o abastecimento de água. Sem água não conseguimos produzir. Somos grandes apoiadores de investimentos para ampliar o fornecimento de água no meio rural”, explica.

Durante sua palestra, Altair Silva destacou ainda os esforços do Governo do Estado para ampliar a oferta de internet para o campo, incentivar o cultivo de cereais de inverno e linhas de crédito especiais para pescadores. Nesta semana, foram anunciados recursos de R$ 5 milhões para o Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos, que pretende aumentar em 20 mil hectares a área plantada com trigo, triticale, centeio, aveia e cevada ainda nesta safra.

Internet no Campo

A Secretaria da Agricultura pretende investir R$ 5 milhões para levar internet para o meio rural. Inicialmente serão 20 municípios beneficiados, que serão exemplo para outras localidades.

Terra Boa

A Secretaria da Agricultura investe ainda R$ 56,5 milhões para apoiar a aquisição de sementes de milho, calcário e kits para melhoria de pastagens e do solo, além do incentivo à apicultura e à meliponicultura.

O Terra Boa irá incentivar a aquisição de 200 mil sacas de milho; 300 mil toneladas de calcário; 3 mil kits forrageira; 500 kits apicultura e mil kits solo saudável. O Programa terá R$ 5 milhões a mais de recursos e o Governo do Estado pretende ampliar o número de beneficiários. No último ano, foram mais de 70 mil famílias rurais atendidas.

Regularização Fundiária

Santa Catarina irá reforçar os investimentos na regularização de imóveis rurais. A Secretaria da Agricultura fará um aporte de R$ 7,4 milhões para a realização de georreferenciamento, documento necessário para a legalização de propriedades. A intenção é atender aproximadamente 22 mil famílias de agricultores familiares.

Fundesa

Referência internacional no cuidado com a saúde animal, Santa Catarina intensifica os esforços para erradicar a brucelose e a tuberculose bovina. Em 2021, o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) deve investir R$ 14 milhões na indenização de produtores rurais pelo abate sanitário de animais doentes – maior soma desde a sua criação em 2004 -possibilitando a continuidade da produção de carne e de leite, além de preservar a saúde pública.

Todos os programas e linhas de crédito já estão disponíveis para produtores e pescadores de Santa Catarina. Os interessados devem procurar a Epagri do seu município.

Informações adicionais para imprensa:
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996