Ceasa/SC comemora 45 anos com música, atrações e homenagens

Um dia intenso repleto de atrações e emoções. Foi assim a comemoração do aniversário de 45 anos de fundação das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina – Ceasa/SC.

As atividades começaram às 8h na unidade São José, com a apresentação da Banda Arte Show. Os cinco músicos componentes da banda circularam pelos pavilhões e vias da unidade São José, com repertório de samba, marchinhas e o tradicional “Parabéns à Você”.

Por onde passaram, levaram alegria aos produtores rurais, comerciantes, movimentadores de cargas, compradores, colaboradores e demais usuários da central.

Enquanto a banda se apresentava, a equipe do Serviço Social do Comércio – Sesc Santa Catarina – realizou atividades no Pavilhão 1 dos produtores rurais. O espaço organizado para as atrações ofereceu corte de cabelo, distribuição de mudas de plantas nativas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, divulgação de serviços do Sesc, espaço de leitura, spa, entrega de bolo e receita com aproveitamento de alimentos produzidos pelo programa Mesa Brasil Sesc, música, entre outras atrações.

rsz 29 09 banda arte show 1

Na Ceasa/SC Unidade Blumenau, as atrações também começaram cedo, também com a parceria do Sesc. Os usuários da central puderam participar de atividades como corte de cabelo, distribuição de adubo e demonstração de como fazer uma composteira doméstica, entrega de receitas saudáveis e boletins informativos sobre o Programa Mesa Brasil Sesc.

rsz 29 09 mudas parque serra do tabuleiro

Homenagem na Assembleia Legislativa de SC (Alesc)

Logo mais, à noite, realizou-se na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) um ato parlamentar solene, por proposição do deputado José Milton Scheffer. A programação foi realizada no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

O deputado propositor do ato destacou que a Ceasa exerce um papel importante na sociedade, que visa o abastecimento de hortifrutigranjeiros, pois organiza a comercialização desses insumos. Acrescentou que a entidade promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas.

“O trabalho da Ceasa é fundamental porque elimina o excesso de intermediação e manipulação, entregando aos catarinenses produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população”.

Pronunciamentos

Além do deputado propositor do ato parlamentar, ainda fizeram uso da palavra o diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila e o boxista, Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta, empresa que é a maior doadora de alimentos para o projeto Mesa Brasil Sesc.

Os discursos enfatizaram a importância da Ceasa nos fatores econômico e social do estado. Justificado pelo fato de no local diariamente circularem três mil veículos, gerando dois mil empregos diretos, tendo 350 produtores rurais ativos e anualmente movimentar aproximadamente 330 mil toneladas de alimentos, o que em 2020 somou o valor de R$ 861 milhões.

Histórico

A Ceasa é uma sociedade de economia mista fundada em 29 de setembro de 1976, de acordo com as normas do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac). A sede da Ceasa foi inaugurada em março de 1978, próximo à BR-101 e ao trevo de Barreiros, em São José, espaço que ocupa até hoje.

Na época tinha como gestora a Companhia Brasileira de Abastecimento (Cobal) como representante do governo federal e acionista majoritário (51%). A partir de 1989, as ações e encargos pertencentes à Cobal foram doados à Ceasa/SC. A partir daí passou a ser vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e a ter como acionista majoritário o governo do Estado de SC.

Hoje a Ceasa/SC possui três unidades, localizadas nos municípios de São José (sede), Blumenau e Tubarão. Possui papel essencial para os catarinenses no abastecimento de hortifrutigranjeiros, uma vez que organiza a comercialização desses insumos. Promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas, proporcionando infraestrutura física e logística para esse mercado, visando disciplinar o abastecimento urbano, eliminando o excesso de intermediação e manipulação, permitindo a oferta de produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população.

Homenageados e seus representantes

A entrega das homenagens foi realizada pelo deputado propositor do ato parlamentar, José Milton Scheffer, e pelo diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski. Entre os homenageados constam:

Nilo Balduino Mannes (Bigode)
Catarina Gesser Mannes (produtores rurais)
Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta (boxista)
Olinto Mainardi, orientador de mercado (colaborador)
Rudinei Nazareno José (Rudi), movimentador de carga
Artur Dimon representante do hortifruti Direto do Campo de Itajaí
Fabiano Kuhnen, presidente da Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa
Sandra Regina Casarotto Lindorfer, diretora regional do Sesc
Rute Gebler, viúva de Érico Gebler, primeiro diretor-presidente da Ceasa
Jean Jackes Grecie Braun, representante do segundo diretor-presidente da Ceasa, Roque Lino Braun