Bovinocultores de Braço do Norte diversificam produção e conquistam mercado nacional

Na tarde desta quarta-feira, 09, A Secretaria de estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina entregou o selo SISBI para a família Effting, de Braço do Norte. Com a certificação, a família poderá expandir a venda dos laticínios para todo o território nacional.

“A queijaria Guinther é mais um exemplo do empreendedorismo dos produtores rurais catarinenses. Nosso estado é feito por famílias como a Effting, pessoas inovadoras, que vencem os desafios com base no trabalho e na união. Este é mais um produto catarinense que vai conquistar o mercado nacional e poderá ser apreciado nos quatro cantos do nosso país”, destaca o Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

Há seis anos, a família Effting resolveu empreender no ramo de laticínios e investiu na produção de leite do tipo A2A2, para pessoas com dietas restritivas a proteína do leite. Com o nicho de mercado em expansão, os empreendedores rurais visam agora à venda de queijos e derivados para outros estados.

“Hoje é um grande dia para a cabanha e queijaria Guinther. Nós queríamos que o leite fosse aproveitado na propriedade, para agregar valor ao nosso produto, que é diferenciado. Precisávamos ter algo a mais e esse algo foi a queijaria com o selo SISBI, para podermos vender nossos queijos para fora de Santa Catarina. Com esse selo é objetivo alcançado”, celebra a empreendedora rural Rosi Effting.

Selo SISBI-POA

O Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) é uma é uma ferramenta que permite a inclusão de produtos regionais de origem animal no mercado nacional. A certificação padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Ela é concedida após a verificação da equivalência na qualidade dos processos sanitários aos mesmos padrões federais utilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em Santa Catarina, as auditorias para a concessão do selo são feitas pela CIDASC.

Dia de Campo

Na parte da manhã, o Secretário da Agricultura, Altair Silva, cumpriu agenda no município de Tubarão, no 2° Dia de Campo da Copagro.

Fotos divulgaçã/SAR

Está é a segunda edição do evento, que visa promover o encontro entre as lideranças regionais do agronegócio e fortalecer o sistema cooperativista na região Sul do Estado.

Informações adicionais para a imprensa:

Paulo Henrique Santhias

imprensa@agricultura.sc.gov.br