Potenciais do agro: SC trabalha pelo fortalecimento e para ampliar parcerias com o Japão

Santa Catarina se consolida como um dos principais exportadores de carne suína e frango para o Japão. Em 2024, o estado registrou US$ 643 milhões em exportações para o país asiático, com superávit comercial de US$ 390 milhões. Para ampliar essa relação com mais investimentos, tecnologia e comércio, o governo do Estado participou nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, em São Paulo, de uma agenda estratégica com representantes do governo e do setor empresarial do Japão.  

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini integrou a comitiva liderada pelo governador Jorginho Mello. Os compromissos incluíram um jantar com o embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, e a presença no Evento da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (CCIJB). “Temos no Japão um parceiro de confiança e longa data. Nosso foco é ampliar essa relação com mais investimentos, tecnologia e comércio”, destacou o governador.

Foram apresentadas as potencialidades catarinenses a cerca de 100 empresários japoneses, com destaque para os setores de agronegócio, infraestrutura e inovação. Empresas como Sojitz, Marubeni, Mitsui, Mitsubishi, Itochu e Kanematsu demonstraram interesse em investir no estado, especialmente na importação de proteína animal.

O Japão é o maior comprador de carne de frango de Santa Catarina desde 1998. O estado foi responsável por 33,2% das exportações brasileiras de carne de frango para o Japão no ano passado. Também é 3º principal comprador da carne suína catarinense, em 2024, as exportações de carne suína catarinense para o Japão cresceram cerca de 132%. “Essa é uma parceria que está dando certo. Estamos estreitando os laços para fortalecer e ampliar esse importante mercado do agro catarinense” afirma Chiodini.

A agenda também reforçou os laços históricos com a província japonesa de Aomori, parceira de Santa Catarina desde 1980. Graças a essa parceria a maçã Fuji passou a ser produzida na Serra catarinense. Santa Catarina virou o primeiro produtor de maçã Fuji do país.

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *