Para levar conhecimento às famílias rurais e pesqueiras e também aos técnicos, a Epagri promove dias de campo, oficinas, cursos, seminários, palestras, reuniões, encontros e até organiza excursões. No mês de fevereiro, cerca de 30 eventos já estão agendados em todas as regiões do Estado em diferentes cadeias produtivas. Confira aqui a lista completa e programe-se.

Grãos

Eventos vão tratar sobre gestão da água nas lavouras de arroz


No Sul do Estado, agricultores e técnicos participam, no dia 6, do Fórum Sul Catarinense de Arroz, que vai tratar sobre gestão do uso da água na lavoura, no Campo Agroacelerador Cooperja, em Jacinto Machado. Na semana seguinte, dia 11, um dia de campo em Turvo marca a abertura estadual da colheita de arroz irrigado no XII Campo Demonstrativo Coopersulca. Agricultores, técnicos, lideranças e membros de cooperativas vão se atualizar sobre temas como densidade de semeadura e nutrição, manejo da lavoura com baixo impacto ambiental e gestão da água na lavoura arrozeira. Ainda em Jacinto Machado, no dia 12 haverá reunião com orientações sobre armazenagem de água para irrigação.

Em Capão Alto, no Planalto Serrano, técnicos da Epagri promovem um dia de campo sobre colheita e avaliação do desempenho produtivo de cultivares de feijão. O evento será realizado na propriedade do agricultor Valdemar Vieira no dia 28.

Maçã

Evento sobre melhoramento genético da macieira será em Caçador


A Epagri realiza, no dia 12, um Dia de Campo sobre cultivares do Programa de Melhoramento Genético de Macieira. O evento, que será realizado na Estação Experimental de Caçador (EECd), é voltado para produtores rurais, técnicos da iniciativa privada, extensionistas rurais e estudantes. A programação inclui informações técnicas sobre manejo e tratos culturais, fitossanidade, nutrição de plantas, análises nutricionais de folhas e de polpa de frutos, fisiologia de produção e de pós-colheita. O dia de campo ainda terá observação das plantas de macieira nos pomares experimentais e análise sensorial de frutos.

Apicultura

Manejo de colmeias será tema de curso em Orleans


De 18 a 19 de fevereiro, apicultores familiares de Orleans, no Sul do Estado, participam de um Curso de Manejo de Colmeias. A capacitação vai tratar sobre normas técnicas da apicultura, biologia comportamental das abelhas, identificação de colmeias, materiais e acessórios apícolas, preparo de colmeias e quadros, implantação do apiário, povoamento de colmeias, condução e controle do desenvolvimento dos enxames, entre outros temas.

Ainda na apicultura, produtores de Palma Sola, no Oeste, fazem uma excursão para Formosa do Sul, onde visitam uma agroindústria de beneficiamento de mel no dia 20. O objetivo é buscar alternativas para legalização e comercialização da produção de mel do município.

Merenda escolar

Alimentação escolar é um dos focos do trabalho de extensão rural da Epagri


Uma palestra sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), valorização da agricultura familiar e alimentação saudável será realizada no dia 5 em Lauro Müller, no Sul Catarinense. O objetivo é capacitar professores da rede municipal para o ano letivo que se inicia. E em Palma Sola, no Extremo Oeste, tem reunião no dia 12 para orientar merendeiras em boas práticas de fabricação e introdução de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na alimentação escolar.

Solo e água

Pelo menos dois eventos sobre conservação do solo e da água estão programados para fevereiro. No dia 20, um seminário em Campos Novos vai tratar sobre importância da rotação de culturas e da matéria orgânica na estruturação física do solo, causa e efeito do manejo mecânico do solo e uso de plantas de cobertura. Em Marema, no dia 27, a Epagri realiza uma reunião com agricultores para apresentar práticas de conservação e uso de solo e água e fertilidade do solo.

Jovens rurais

As atividades com jovens rurais também têm destaque em fevereiro. No dia 27 será realizada a abertura do Curso de Jovens e famílias Rurais de Guaraciaba, no Oeste. No encontro, haverá palestra sobre sucessão na agricultura familiar, divulgação da programação do curso e confraternização entre as famílias participantes.

Para saber mais detalhes sobre os eventos da Epagri ao longo do ano e conferir a lista completa, clique aqui.

 

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SAR | Acesso restrito