Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural) foi criado pela Lei Agrícola Estadual nº 8.676, aprovada em 17/06/1992 e regulamentado pelo Decreto nº 4.162 de dezembro de 1993, para ser um fórum deliberativo e propositivo da sociedade e do governo na formulação das políticas ligadas ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e pesca em Santa Catarina.

É presidido pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca e tem em sua composição representantes de entidades públicas e privadas ligadas à áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina.  O Cederural define as prioridades do setor e os recursos a serem aplicados nas áreas agrícola, pecuária, florestal e pesqueira e, ainda, os critérios de aplicação das verbas do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). Por meio do Conselho, a comunidade que, de alguma forma, tem ligação com a agropecuária e/ou com a pesca, pode contribuir com a construção de políticas públicas para os setores.

Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais são definidas pelo Cederural para dar apoio ao desenvolvimento dos trabalhos. São comissões formadas por representantes dos setores organizados da cadeia produtiva - consumidor, produtor e indústria - também com a participação de instituições governamentais, que se reúnem para analisar, discutir e propor soluções relativas aos principais produtos e atividades das áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. Existem 32 câmaras setoriais sendo que algumas estão desativadas, pois possuem natureza transitória.

Alho
Apicultura
Arroz
Assuntos da Juventude (Desativada)