11Programa Beija-flor

O Programa Beija-Flor atua fortemente em comunidades rurais e pesqueiras de Santa Catarina com a instalação de telecentros, ou seja, um espaço em local público com computadores e acesso à internet. Mais do que os recursos tecnológicos implantados nos telecentros há o fomento de atividades pedagógicas, cujo objetivo é permitir o exercício da cidadania. Nesse sentido, o Programa busca nos parceiros, apoio para o desenvolvimento de ações visando atender às demandas das comunidades atendidas.

Os telecentros ou unidades de inclusão digital são núcleos equipados com computadores e acesso à internet e são instalados em locais de acesso público, como escolas, colônia de pescadores, bibliotecas públicas, prefeituras municipais, associações da sociedade civil, dentre outros. São espaços de integração comunitária, aprendizagem, crescimento pessoal e mobilização social. Funcionam como salas de aula de informática com monitores capacitados e também proporcionam acesso livre à internet.

Todos os computadores são doados à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que mantém uma equipe técnica que revisa, promove a manutenção e instalação dos equipamentos.

Fábio Lunardi Farias

Gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica